5 de maio de 2010

A moda do uniforme escolar

Pra nós brasileiros isso com certeza soa estranho, afinal, são pouquíssimas escolas no país q preservam o uso dos uniformes estilo militar (q eu, particularmente, acho looosho, mto digno mesmo), similares aos utilizados no Japão.
Quem já esteve por lá ou é fã de animes está acostumado com os bandos de jovens dignamente trajados, com seus sonhos e esperanças. O ensino médio lá é coisa importante e o pessoal gosta de fazer bonito, dentro e fora da escola. Vc os vê depois das aulas principalmente nas game shops, lojas de departamento, até na Disney eles vão de uniforme! Principalmente elas...
E desde de 2002 tornou-se oficialmente um estilo de moda essa mania de customização de uniformes para usar a qualquer hr do dia.
A Nanchatte seifuku (なんちゃって制服) ou "apenas brincando de uniforme" tornou-se tendência e o amor pelo traje faz filhas (e mães!) correrem à caça dos mais lindos conjuntos blazer-camisa-saia-gravata-meias-eoquemaisvierpelafrente.

loja de Nanchete seifuku. Olha o capricho da vendedora!

A customização dos uniformes é permitida por algumas escolas desde q não ultrapasse os limites impostos pelas mesmas. No geral são beeem tolerantes. Os valores giram entre 50 e 80.000 yens (R$ 1000/1600, chora lictros e cai pra tras) por um conjunto completo. A brand mais tradicional de nanchatte é a Conomi, q óbvio, fica em Harajuku (eu não consegui fotos, aliás, não é permitido fotografar em nenhuma loja de Harajuku, há vários cartazetes em inglês pedindo para q não se fotografe), mas existem dezenas delas, virtuais incluisive, como a Cecile.
Vamos ao q interessa? O que compõem esse visual?
Tons fechados de azul, vermelho, xadrez... saias de pregas são fundamentais, assim como camisas, blazers e cardigans. Os sapatos são fechados, com ou sem saltos e as mais modernas misturam com tênis e botas estilosos.
A variedade de itens é incrível e as misturas podem ser as mais inesperadas.

Só o uniforme não basta! tem q combinar com mtos acessórios.

E não se enganem q esta moda é só para as adolescentes! É super comum ver office ladies circulando por ai com elementos oriundos dos uniformes escolares.

Cuidado completo com o visual... literalmente dos pés à cabeça.

Eu trabalho de uniforme, mas sempre dou o meu jeitinho de deixá-lo com a minha kra. Reflexos da nanchatte? Talvez... ou só o desejo de expressar alguma individualidade (e pq não criatividade) na chatisse do dia-a-dia^^
E o q vcs acham... essa moda pega por aqui?

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa, post bem legal^^. Só não sei se essa moda pegaria por aqui. E pensando melhor, talvez é até melhor que não pegue. Acho que só funcionaria se a educação fosse mais rígida. Beijão^^, continue com seus ótimos posts.

Shamps disse...

brasileiros ja gostam de saia curta msm... qm sabe