13 de abril de 2010

Gyaru

Depois da apresentação da banda no Last Heroes, algumas pessoas vieram perguntar sobre o meu visu no evento. Mta gente perguntava se era algum cosplay...
Bom pra esclarecer, não, não estava de cosplay. Embora já tenha feito e ache mto legal, faz tempinho q eu não pratico essa arte.
Sou fã de moda, desde de q eu me conheço por gente aliás. Dos tempo do Marilia Gabi Gabriela, Tv Mulher e Clodovil (hai hai ele já teve um programa na Tv sobre moda, faz teeeeempo...). E qnd comecei a conviver com o mundo da cultura pop japonesa (e tbm faz tempo, já q tinha coleguinhas e vizinhos descendentes de japoneses desde o 1º grau) q me interessei pelo modo de vestir dos japoneses. Nos anos 80 até q se parecia com o q usávamos, mas nos anos 90 houve um boom de tribos urbanas baseadas em moda no Nihon. E a tribo q mais me chamou a atenção com certeza foram as Gyarus!

Gyaru é isso mesmo q tu deve tar pensando, uma corruptela do inglês Girl = menina. Era tbm uma marca de roupas q se tornou desejos das jovens japonesas. Logo as meninas q usavam a marca acabaram sendo chamadas de gyarus. Claro q o estilo acabou se propagando ainda mais qnd nomes da música e tv começaram a aderir ao estilo. Nos anos 90 o maior expoente da moda gyaru foi sem dúvida Hamasaki Ayumi.

Depois dela vieram mtas outras... Bronzeadas, loiras, com lentes de contato e unhas decoradas. Sexys! Mas nem td foram flores pras pioneiras...

O modo de vida e visual gyaru foram tbm criticados nos primeiros anos. O bronzeamento artificial na época era caríssimo, ser loira (até hj e aqui) não é barato tbm. Muitas jovens chegavam a vender o corpo ou favores para manter o visual e as roupas. Alguns mangás e doramas ilustram bem essas situações (Super Gals Kotobuki Ran, Peach Girl...) com tds as coisas tristes, mas tbm as legais. Hj ser morena já não é problema, ser loira ainda dá trabalho e os problemas com prostituição diminuiram mto.
Abertura do Anime "SuperGaaru Kotobuki Ran"

As gaarus se subdividiram em mtos estilos: Gyaru, Kogyaru, yamanba, onee, Black wannabes, hime... de tempos em tempos eles surgem e desaparecem, e pode se ver tds nas ruas de Shibuya, o bairro das gaarus. Tbm, com vários depaatos (lojas de departamento^^) com roupas descoladas e salões.
É mais raro ver gyarus em Harajuku, já q é mto alternativo para os rígidos padrões fashion^^! Mas elas dominam as ruas, faça chuva, sol ou um frio de rachar elas estão sempre lindas, loiras, com roupas sexys e em cima do salto!
No Japão encontram-se diversas revistas especializadas em cd nicho de mercado gyaru. Revistas como a Egg (geral), Koakuma Ageha e Ranzuki (ko gyaru), ViVi (oneegyaru) mostram as novidades, novidades mesmo, já q o q vai ser moda em maio já esta nas bancas do Japão agora e graças a net podemos acompanhar quase q em tempo real essas novidades.

alguns dos "acessórios" gyaru
Editorial mostrando como ter os vários looks da diva Hamasaki

Pq eu sou gyaru? Talvez pq no Brasil seja mais fácil vc ser bronzeada, pintar o cabelo de loiro e usar roupas sexy? hehehe Não sei bem, mas foi o estilo q mais gostei. Tem a ver comigo o lado baladeiro, sexy e perua! O q seria de mim sem maquiagem, esmaltes, tinta? afff ia ser o fim do mundo! Gosto do Fairy Key e do Lolita tbm, mas acho q não me encaixo mto no estilo.
Nos shows da banda acabo misturando um pouco os estilos, me transformo numa Punk Lolita (isso já dá um post novo), mas o meu estilo é mesmo gyaru. No dia a dia mesmo, se vcs não me verem com o uniforme do trabalho será com roupas curtas, de marcas famosas (qnd o salário permite), unhas decoradas, cílios postiços e cabelo chamativo. Ah pra constar hj as gyarus tbm usam cabelos vermelhos, com mechas coloridas, mas sim, as rainhas ainda são as loiras^^

Kanako! Minha gyaru favorita.

Bom, isso foi só uma rápida pincelada sobre o estilo. Imagens falam mais q mil palavras né?
E ai, gostaram? Se quiserem saber mais sobre outros estilos eu posso fazer uma correria e apresentar pra vcs. E consultem tbm o "Harajuku Lovers".  O site é incrivel e o pessoal conhece mesmos os estilos^^

Um comentário:

Ronalds disse...

num foi a namie q começo u estilo gyaru antes da ayumi? Õ.O